quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SOBRE CRIANÇAS E PROFESSORES.

*
E eis que comemoramos, dias atrás, os dias da Criança e do Professor. Dias de grande apelo comercial, diga-se de passagem, pois é quando o comércio vende brinquedos ás toneladas para pais ansiosos por agradarem a seus filhos e (nem tanto ás toneladas) pequenos mimos para algumas mães presentearem aqueles e aquelas que, com seu trabalho, educam e preparam para o futuro seus pequenos filhos e filhas.
*
Crianças e professores! Eis a fórmula perfeita para o desenvolvimento harmonioso de uma sociedade, para a criação de uma cultura de Paz, para a edificação de um amanhã vitorioso e melhor do que hoje.
*
E não é isso que temos aos montes em cada canto do país, escolas lotadas de alunos e professores? Então por que, pergunto eu, nem tudo corre como deveria correr, nem tudo resulta como o esperado, nem tudo é aquilo de bom que poderia ser? Porque o que vemos no nosso dia a dia não espelha a realização destas esperanças?
*
Pode ser porque as nossas crianças de hoje, em vez de terem pai e mãe dentro de casa, vivem com estranhos quase o dia todo, relacionando entre seus contatos mais próximos as avós, outros parentes, babás, tias da creche ou até mesmo vizinhos... ou também porque, em vez de brincarem de bonecas, cantarem cantigas de roda ou brincarem de pique - esconde, mãe da rua, balança caixão e pega-pega gastam seu tempo livre dançando, desde os cinco ou seis aninhos, a “dança da bundinha” com requintes de sensualidade, “conversando” o dia todo pelo computador com estranhos distantes ou jogando videogame, isolados nos sofás de suas salas, que é onde acontecem as maiores façanhas e aventuras de suas vidas.
*
Ocorre também que uma das razões para que as coisas não sejam como deveriam seja que os professores se tornaram meros peões do tabuleiro de xadrez da nossa sociedade politiqueira, onde a educação pública é moeda corrente nos contratos eleitoreiros daqui e dacolá. Peões, diga-se de passagem, altamente descartáveis, em qualquer tempo e por qualquer razão, pois a sociedade de hoje tem o professor como um mero coitado mal preparado que, por bem ou por mal, atende aos seus filhos no horário escolar e que nunca, nunca mesmo, é digno do apreço e da gratidão por parte dos mesmos pais que se omitem na hora da educação familiar, do convívio em casa, da exemplificação.
*
Outro motivo possível que me ocorre para o fracasso desta mistura "criança-professor" é o discurso tacanho dos poderes públicos, que usa as “inclusão”, “escolarização”, “democratização” e outras semelhantes, como justificativas débeis para todo e qualquer desmando imposto aos profissionais da educação, aos que labutam em sala de aulas todos os dias e que realmente sabem onde o sapato aperta (isso quando há sapato!) na hora de educar.
*
E vejam bem, este profissional que nunca é ouvido, que nunca ganha o suficiente para o tamanho do trabalho que ele realiza, que nunca é valorizado como o ser de polivalente ação e importância que ele é, é justamente aquele que não desiste, que continua indo em frente mesmo quando é mal tratado pelos alunos, esculachado pelas administrações e espezinhado pela comunidade à qual atende.
*
É ele quem não deixa a peteca cair apesar de tudo. É ele quem engole os sapos administrativos que querem sempre maquiar os índices e mostrar uma “realidade colorida”, quando na verdade as coisas são pardas ou cinzentas. Se tudo não está pior é por conta deste professor que age nas salas de aulas ministrando o saber acadêmico, acolhendo os sem família e tentando equilibrar a prática do magistério com a sanidade mental.
*
Bem, não tenho mesmo a pretensão de saber onde estão e quais são as falhas que causam a falência da Educação no Brasil (posso até saber através da minha experiência pessoal, mas não penso que expor minha opinião sobre isso aqui seja de alguma utilidade), porém sei que posso afirmar que crianças bem direcionadas, educadas por mestres competentes, são e sempre continuarão sendo nossa única esperança de dias melhores, de uma sociedade mais justa e pacífica, mais tolerante e criativa. Porque aquilo que a Educação não construir, nada mais poderá realizar.
*
Para os meus colegas professores, mesmo atrasada: FELIZ DIA DO PROFESSOR! Para aqueles que são hoje as sementes do amanhã, FELIZ DIA DAS CRIANÇAS. E meu maior desejo é ver vocês cumprirem de forma plena, meritória e brilhante os seus papéis, para que um futuro mais belo e amplo seja possível.
***

Um comentário:

Aduad disse...

Grande Lua Branca
acredito que ilumina as salas de aula.
Bem, essa foi a minha atividade por mais de 20 anos, trabalhei no ensino fundamental, médio e universitário...em três estados brasileiros. Até hoje lembro uma das últimas aulas que dei no ensino público de MG, era uma escola pública na periferia de BH. A escola era igualzinha a uma prisão. Nessa escola um colega chamou a atenção de uma aluna para dar inicio a aula, só que dentro da sala de aula estava o namorado da aluna, que por acaso não era aluno da escola, o namorado não gostou da forma como o professor chamou a atenção de sua namorada. Ele saiu da escola pulou o muro da escola e foi buscar uma arma para atirar no professor. Se estou contando essa história pra vc hoje é porque eu e meu colega saímos dessa escola e pra lá não voltamos mais. Essa é a realidade de muitas escolas no Brasil. Isso é o resultado do descaso da educação dentro dos lares brasileiros, do descaso com a educação escolarizada e o descaso com a profissão de professor. Porque se as famílias amassem seus filhos não haveria tanta violência nas escolas e nas ruas, se a educação fosse um valor todos gostariam de suas escolas e se lecionar fosse uma profissão digna não haveria tanto proficionais abandonando as escolas.