quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PAPO ARANHA.

.
Televisão é tudo de bom, não é mesmo? Não fosse por ela, quem iria ensinar nossas crianças a exigirem brinquedos caros desde cedo? A dançarem a dança da bundinha aos cinco anos de idade e a terem comportamentos eróticos aos dez?
Não fosse por ela, o que seria destas nossas vidinhas patéticas e condicionadas? Como iríamos saber o que está ou não na moda, o que devemos comer, como devemos dormir, amar e nos relacionar? Se há um Deus universal hoje em dia ele está na televisão, diluído entre o meio e a mensagem, regendo as vidas de bilhões de pessoas. Então, vamos louvá-lo... plim-plim!

Enquanto droga que cria dependencia, enquanto circo e picadeiro, ela, a televisão, vai seguindo em frente como a mais fecunda fonte de alienação e desinformação que esta a humanidade já possuiu. Ela segue impávida, altiva, manipulando os fatos e as imagens ao seu bel prazer, exibindo na telinha apenas aquilo que deseja veicular, aquilo que é útil no sentido de tornar mais e mais mansos e manipuláveis os seres humanos, todos eles compradores em potencial, consumidores vorazes de tudo aquilo que se produza e se divulgue na mídia, desde os chocolates caríssimos às rebimbocas das parafusetas da vida.

Recheada de reality shows (programinhas medíocres que impulsionam todos os dias para o estrelato instantâneo pencas de energúmenos bonitinhos) e de novelas permeadas de mentiras (onde as casas são imaculadamente arrumadas, como se ninguém morasse ali) e de pessoas pobres e miseráveis que se vestem bem e são bonitas, a televisão se afirma como produto indispensável ao cotidiano das massas.

Em seus boletins informativos, cuida para que as notícias veiculadas sejam apenas as que interessam aos poderosos, deixando de lado as que podem ser potencialmente perigosas aos poderes constituidos, aquelas que poderiam alertar o incauto telespectador sobre a matrix em que ele está mergulhado, e vai, entre comerciais bonitos e mentirosos sobre a qualidade de produtos nocivos à saúde ou à sociedade, se infiltrar no psiquismo humano desde a mais tenra idade.

Programas educativos? Ah, eles existem sim, e insuficientemente, aqui e ali. Onde mesmo, hem? Nos primeiros horários da manhã, quando apenas aqueles que não trabalham podem assistir. E estes, crianças em sua maioria, como não trabalham e não têm interesse algum pelos conteúdos destes programas, dormem até mais tarde, tornando absolutamente inócua a tentativa de se facilitar algo de bom e útil ao telespectador.

E eis que, para piorar o quadro (se é que isso é possível), os canais da TV paga (último reduto da probabilidade de alguma vida inteligente dentro deste contexto), ao desejarem manter uma imagem moderna e atualizada, criam programas onde gente “do povo” bate papo, descontraidamente, diante das câmeras, abordando “temas de interesse”.

Outro dia, já era mais de meia noite, eu estava zapeando aqui e ali, sem sono, e acabei sintonizando o canal da Globo, o Multishow, exatamente quando se iniciava um programa chamado “Papo calcinha”.

–“Ops, o título é interessante, original, ao menos vale uma olhada”, pensei.

Ledo engano. Na tela, quatro moças de classe alta, bonitas, bem vestidas, cheias de caras e bocas (verdadeiras caricaturas sociais), “resolvidas”, descoladas e emancipadas, discutiam abertamente suas reações na hora do orgasmo, na hora do “ai Jisuis”.

E falaram amplamente, sorrindo e sem grandes pudores, sobre suas lágrimas de prazer, sobre as práticas incomuns que vivenciaram, sobre como se davam aos seus homens, (alguns quase desconhecidos por elas) sempre buscando a todo custo “gozar” desta e daquela forma, com ou sem lágrimas nos olhos, deixando claro que nada se buscava nestas relações além deste gozo, deste prazer, onde o corpo do outro é reduzido a brinquedo sexual, a objeto para uso e descarte.

Embora eu não seja puritana, não vou repetir aqui o que elas falaram em seus exatos termos, visto que desejo deixar espaço para a criatividade de cada um. Mas peço que vocês sejam muito generosos na hora de imaginar os termos usados nesta conversa íntima entre as quatro amigas adultas, saudáveis, liberadas, que trocaram figurinhas sobre suas aventuras sexuais apimentadas.
Legal essa cumplicidade, essa abertura, este poder trocar experiências com as amigas, não é? Conteúdo adulto, nada demais.

Legal mesmo? Poderia até ser legal,não fosse pelo fato de isso te sido feito em frente às câmeras de televisão que veicularam para milhões de pessoas as intimidades toscas que essas mulheres viveram entre as suas pernas, pelo Norte e pelo Sul, na cama de qualquer um.

Onde foi parar o sentido de intimidade, de privacidade? Onde foi parar aquela coisa boa de se ter uma amiga fiel, confidente, aquela a quem contávamos sussurrando, em segredo, nossas peripécias? Estará o mundo hoje tão frio e vazio de afetos e amizades que o melhor que podemos fazer é compartilhar, com milhões de estranhos e uma câmera de TV, aquilo que nos toca mais profundamente o corpo e a alma? Estarão as pessoas tão ávidas pela oportunidade de virarem celebridades instantâneas que até se desnudar, de forma vulgar e rasa, num programa de TV, está valendo a pena?

Tristes tempos estes, em que a televisão reina nos lares, a necessidade de reconhecimento público embriaga as pessoas e a insensatez impera nas mentes e corações. O melhor botão da televisão, hoje em dia, é o “desliga”.
.

Nenhum comentário: